Projetar estratégias de aprendizagem móveis através de ambientes de aprendizagem combinados
Resumo
os resultados de uma investigação que teve lugar no município de Fusagasugá no final de 2013 pela Universidade de La Sabana são apresentados, cujo objetivo foi determinar a contribuição de um processo de formação de professores na concepção de estratégias para a aprendizagem móvel . Um nível metodológico, um estudo qualitativa foi realizada com escopo exploratório. Nele, 245 professores participaram 13 instituições de ensino. Os principais resultados mostram que os professores reconhecem a importância do uso de dispositivos móveis para apoiar o desenvolvimento de suas práticas de ensino e promover a par-ticipação de seus alunos, bem como alguns aspectos que dificultam e facilitar o desenvolvimento de tais processos de formação. A principal conclusão é que, embora o uso dos dispositivos é cada vez mais comum nas salas de aula, esta aplicação não responde a um ensino pla-neación pelo professor.Downloads
Referências
Boude-Figueredo, O. (2013). Tecnologías emergentes en la educación: una experiencia de formación de docentes que fomenta el diseño de ambientes de aprendizaje. Educação & Sociedade, 34(123), 531-548.
-------. (2014). Caracterización de los usos de los dispositivos móviles en el proceso de formación. Presentado en XV Encuentro internacional Virtual Educa Perú 2014.
Boude-Figueredo, O., y Jiménez, J. (2013). Estrategias de aprendizaje móvil, una propuesta teórica para su diseño. Presentado en XIV Encuentro internacional Virtual Educa Colombia 2013.
-------- (2015). Framework for Design of Mobile Learning Strategies. En Handbook of Mobile Teaching and Learning. Nueva York: Springer.
Baz, A. Ferreira; I. Ãlvarez, M y García, R. (2008) Dispositivos Móviles. (Tesis de grado). Ingeniería de telecomunicación. Universidad de Oviedo, Oviedo.
Castells, M. (1997) La era de la información: economía, sociedad y cultura (Vol. 1). Madrid, España: Alianza.
Caudill, J. (2007) The Growth of m-Learning and the Growth of Mobile Computing: Parallel developments. The International Review of Research in Open and Distance Learning, 8 (2). Recuperado de: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/348/873.
Delanty, G. (2002) Challenging knowledge: The University in the knowledge society. Buckingham, United Kingdom: SRHE and Open University Press.
De la Torre Cantero, J., Martin-Dorta, N., Pérez, J. L. S., Carrera, C. C., y González, M. C. (2015). Entorno de aprendizaje ubicuo con realidad aumentada y tabletas para estimular la comprensión del espacio tridimensional. Revista de Educación a Distancia, 37(1). 1-17.
Ebner, M., Schönhart, J. y Schön, S. (2014). Experiencias con Ipads en la escuela primaria. Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, 18 (3), 161-173.
Frohberg, D., Göth, C. y Schwabe, G. (2009) Mobile Learning projects - a critical analysis of the state of the art. Journal of Computer Assisted Learning, vol. 25 (4),307–331.
García Gómez, T. y Martínez Rodríguez, B. (2015) Redes sociales y dispositivos móviles en la en la comunicación de los estudiantes de Educación Secundaria. Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, 19 (3), 307-324.
Georgiev, T., Georgieva, E., y Smrikarov, A. (2004) M-learning. Proceedings of the 5th international conference on Computer systems and technologies - CompSysTech 04, New York, New York, USA: ACM Press.
Liu, Y., Li, H., y Carlsson, C. (2010) Factors driving the adoption of m-learning: An empirical study. Computers y Education, 55 (3) 1211–1219.
Mattelart, A. (2007) Historia de la Sociedad de la Información. Barcelona: Editorial Paidós.
Ministerio de Educación Nacional-MEN-. (2012, 06 de agosto). Fusagasugá, un municipio que le apuesta a mejorar la calidad educativa de sus niños y jóvenes. Centro Virtual de Noticias de la Educación. Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/w3-article-310229.html.
-----------. (2014) Competencias TIC para el desarrollo profesional docente. Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles339097_archivo_pdf_competencias_tic.pdf.
Mendoza, L. V., Zermeño, M. G. G., y Zermeño, R. D. L. G. (2013). Desarrollo de habilidades cognitivas y tecnológicas con aprendizaje móvil. Revista de Investigación Educativa de la Escuela de Graduados en Educación, 3(6), 30-39.
Mohammad, H., Mohammad A., Hamdan, Z., y AboAli, A. (2007). A Framework for Mobile Learning Content Design, Paper presented in ICT-Learn 2007 Sixth International Internet Education Conference and Exhibition, Cairo.
Hargreaves, A. (2003). Enseñar en la sociedad del conocimiento. Madrid, España: Octaedro.
Nordin, N., Embi, M. A., y Yunus, M. M. (2010). Mobile Learning Framework for Lifelong Learning. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 7 (C) 130–138. doi:10.1016/j.sbspro.2010.10.019.
Parsons, D., Ryu, H., y Cranshaw, M. (2007). A Design Requirements Framework for Mobile Learning Environments. Journal of Computers, 2 (4) 1–8. doi:10.4304/jcp.2.4.1-8.
Pinkwart, N., Hoppe, H.U., Milrad y M., Perez. (2003). Educational scenarios for cooperative use of Personal Digital Assistants. Journal of Computer Assisted Learning, 19 (3), 383–391. doi:10.1046/j.0266-4909.2003.00039.x
Proyecto Tuning. (2003) Tuning Educational Structures in Europe: La contribución de las universidades al proceso de Bolonia. Recuperado de: http://www.deusto-publicaciones.es/deusto/pdfs/tuning/tuning04.pdf
Sharples, M., Taylor, J., y Vavoula, G. (2005) Towards a Theory of Mobile Learning in Proceedings of MLearn Conference. Recuperado de: www.compassproject.net/sadhana/teaching/readings/sharplesmobile.pdf
Stake, R.(2005). Investigación con estudio de casos.Madrid: Morata.
Tedesco, J. (2000). Educar en la sociedad del conocimiento. Madrid: Fondo de la Cultura Económica de España.
Unesco. (2013). Directrices de la Unesco para las políticas de aprendizaje móvil. Paris: Unesco.
Walsh, A. (2010). QR Codes – using mobile phones to deliver library instruction and help at the point of need. Journal of Information Literacy, 4 (1), 55–65.
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS