Motivos de evasão escolar da população LGBTI no Bogotá
Resumo
O objetivo deste documento é estabelecer as características acadêmicas e as razões pelas quais as «pessoas das comunidades LGBTI» de Bogotá abandonaram seus estudos com base na Pesquisa Multiuso da Secretaria de Planejamento Distrital de Bogotá e do Departamento Nacional de Estatística. A amostra completa da pesquisa é de 61.725 pessoas, representando um universo de 7.794.463 cidadãos de Bogotá das áreas urbanas. As questões de gênero e orientação sexual foram aplicadas a pessoas maiores de 18 anos, portanto a amostra para este trabalho é de 172.900 pessoas com uma expansão de 6.127.120. Com esta amostra, apenas são analisadas as questões que fornecem informação sobre as características e perfis de risco académico de «pessoas das comunidades LGBTI» , tendo como técnica principal as árvores de decisão. Verifica-se que, para este grupo populacional: a taxa de alfabetização é de 98,8%; As variáveis que mais influenciam, em ordem decrescente, na decisão de estudar ou não são: idade, tipo de casa própria, estado civil e sexo, enquanto os motivos para deixar de estudar são o fato de ter concluído os estudos, os custos educacionais e a necessidade de trabalhos. Além disso, homens e mulheres dos setores LGBTI, com intensidade semelhante, permanecem no sistema educacional, enquanto nos heterossexuais são as mulheres que permanecem no maior percentual.Downloads
Referências
Alcaldía Mayor de Bogotá D.C. (10 de Enero de 1993). Decreto 16 de 2013: Por el cual se adopta la estructura
interna de la Secretaría Distrital de Planeación y se dictan otras disposiciones. Recuperado el 8 de Junio
de 2016, de http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=51241
Alcaldía Mayor de Bogotá D.C. (1999). Alcaldía Mayor de Bogotá D.C. Recuperado el 12 de Octubre de 2018, de
Organigrama: http://www.alcaldiabogota.gov.co/sisjur/organica/tabla_organigrama.html
Barragán, S., & González, L. (2017). Hallazgos sobre la educación en Bogotá con base en la encuesta
Multipropósito 2014. Sophia, 13(2), 13-29.
Colombia. Presidencia de la República. (21 de Julio de 1993). Decreto 1421 de 1993: por el cual se dicta
el régimen especial para el Distrito Capital de Santa Fe de Bogotá”. Recuperado de http://www.
alcaldiabogota.gov.co/sisjur/normas/Norma1.jsp?i=9027
Congreso de la República de Colombia. (8 de Febrero de 1994). Ley 115 de 1994. Recuperado de https://www.
mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf
Consejo Nacional de Educación Superior. (19 de Agosto de 2014). Ministerio de Educación Nacional.
Recuperado el 27 de Mayo de 2015, de Acuerdo por lo superior 2034. Propuesta de política pública
para la excelencia de la educación superior en Colombia en el escenario de la paz: http://www.
dialogoeducacionsuperior.edu.co/1750/articles-319917_recurso_1.pdf
Constitución política de Colombia. (1991). Recuperado de http://www.secretariasenado.gov.co/senado/
basedoc/constitucion_politica_1991.html
Departamento Nacional de Estadística. (Octubre de 2017). Documento metodológico Encuesta Multipropósito -
EM 2017. Recuperado de http://www.sdp.gov.co/sites/default/files/diseno_metodologico_em2017.pdf
Departamento Nacional de Estadística. (18 de Julio de 2018). Encuesta Multipropósito. Recuperado de
https://www.dane.gov.co/index.php/estadisticas-por-tema/pobreza-y-condiciones-de-vida/encuestamultiproposito
Hernández, J., Ramírez, J. M., & Ferri, C. (2004). Introducción a la minería de datos. Madrid: Pearson Educación,
S.A.
Ministerio de Educación Nacional. (2009). Deserción estudiantil en la educación superior colombiana.
Metodología de seguimiento, diagnóstico y elementos para su prevención. Bogotá: Imprenta Nacional de
Colombia.
Ministerio de Educación Nacional. (Agosto de 2016). Boletín educación Superior en Cifras. Recuperado de
Factores determinantes de la deserción: https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-358136_
recurso.pdf
Real Académia de la Lengua Española. (2005). Consultas lingüísticas. Recuperado de Los ciudadanos y las
ciudadanas, los niños y las niñas: http://www.rae.es/consultas/los-ciudadanos-y-las-ciudadanas-losninos-
y-las-ninas
Secretaría de Integración Social. (24 de Junio de 2009). Construyendo la ciudad de derechos. Recuperado
de http://intranetsdis.integracionsocial.gov.co/anexos/documentos/1.3_proc_direc_estrategico/3-
Documento%20Construyendo%20la%20Ciudad%20de%20Derechos%2026%20de%20enero-10.doc
Secretaría Distrital de Planeación. (9 de Junio de 2012). Formulario EM2011. Recuperado el 12 de Octubre de
, de http://www.sdp.gov.co/sites/default/files/formulario_emb2011.pdf
Secretaría Distrital de Planeación. (Diciembre de 2014). Caracterización socioeconómica. Encuesta Sisbén III.
Recuperado de http://www.sdp.gov.co/sites/default/files/caracterizacion_sisben-04032015.pdf
Secretaría Distrital de Planeación. (2015). ¿Qué es la encuesta multipropósito? Recuperado el 8 de Junio de
, de http://www.sdp.gov.co/PortalSDP/Encuesta_Multiproposito_2014/Que_es_la_encuesta
Secretaría Distrital de Planeación. (17 de Diciembre de 2015). Documento Lineamiento Conceptual de la
Política Pública LGBTI. Recuperado de http://old.integracionsocial.gov.co/anexos/documentos/2_cdv/
catalogo_2015/Lineamiento%20Conceptual_PP_LGBTI.pdf
Secretaría Distrital de Planeación. (Abril de 2015). Encuesta Multipropósito 2014. Principales resultados en
Bogotá y la región. Recuperado de http://www.sdp.gov.co/sites/default/files/1._boletin_resultados_
encuesta_multiproposito_2014.pdf
Secretaría Distrital de Planeación. (9 de Septiembre de 2015). Formulario EM2014. Recuperado de http://www.
sdp.gov.co/sites/default/files/formulario_em2014.pdf
Secretaría Distrital de Planeación. (2017). Observatorio Política Pública LGBTI. Recuperado de Caracterización
de los sectores: http://www.sdp.gov.co/gestion-socioeconomica/diversidad-sexual/observatorio
Secretaría Distrital de Planeación. (18 de Julio de 2018). Formulario EM2017. Recuperado de http://www.sdp.
gov.co/sites/default/files/formulario_em2017_1.pdf
Secretaría Distrital de Planeación. (Diciembre de 2018). Observatorio Política Pública LGBTI. Recuperado de
Información Preliminar de los resultados de las encuestas Bienal de Culturas y Multipropósito 2017:
http://www.sdp.gov.co/sites/default/files/boletin_18_informacion_distrital_sectores_lgbti.pdf
Secretaria Técnica Dirección de Diversidad Sexual. (2015). Balances y perspectivas de la política pública LGBTI
-2015. Bogotá: Secretaría Distrital de Planeación. Recuperado de http://www.sdp.gov.co/sites/
default/files/balances_y_perspectivas_2012_2015_0.pdf
Sivakumar, S., Venkataraman, S., & Selvaraj, R. (2016). Predictive modeling of student dropout indicators in
educational data mining using improved decision tree. Indian Journal of Science and Technology, 9(4),
-5. doi: 10.17485/ijst/2016/v9i4/87032
Tan, P.-N., Steinbach, M., & Kumar, V. (2006). Introduction to data mining. Boston: Pearson Education, Inc.
Thomas, E., & Galambos, N. (2004). What satisfies students? Mining Student-Opinion Data with Regression
and Decision Tree Analysis. Research in Higher Education, 45(3), 251-269. doi:doi.org/10.1023/
B:RIHE.0000019589.79439.6e
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS