Uso didático de textos hipermídia para a promoção da leitura inferencial em inglês

  • Gerzon Yair Calle Álvarez Universidad de Antioquia
  • Patricia del Carmen Achicanoy Chaparro Institución Educativa Sol de Oriente
Palavras-chave: ensino médio, inglês, leitura, língua estrangeira, tecnologia educacional

Resumo

Diante dos desafios envolvidos no ensino e aprendizagem de inglês durante o tempo da pandemia causada pelo Sars-Covid19, no ensino médio e médio, foi proposto um estudo que teve como objetivo analisar o uso didático de textos hipermídia para a promoção da leitura inferencial em inglês em alunos de língua espanhola, que estavam na décima primeira série. A metodologia aplicada foi o estudo de caso coletivo, onde participaram cinco estudantes de uma instituição pública de ensino da cidade de Medellín, Colômbia. Os instrumentos utilizados foram o diário de campo, para registrar as informações sobre o desenvolvimento das oficinas e a pesquisa eletrônica, para conhecer a perspectiva dos alunos. Três categorias emergiram nos resultados: contribuições das características hipermediais para a leitura inferencial, estratégias de leitura aplicadas pelos alunos e dificuldades apresentadas na intervenção didática. As conclusões afirmam que as características dos textos hipermídia diversificam as possibilidades de compreensão de textos em inglês por alunos com diferentes níveis de domínio da língua estrangeira. Por outro lado, quando o desenho das atividades está sobrecarregado com recursos hipermídia, afeta o interesse e as habilidades cognitivas associadas à leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerzon Yair Calle Álvarez, Universidad de Antioquia
Licenciado en Español y Literatura, Magíster en Educación, Doctor en Educación, Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4083-6051.
Patricia del Carmen Achicanoy Chaparro, Institución Educativa Sol de Oriente
Licenciada en Lenguas Modernas Inglés - Francés de la Universidad de Nariño. Magíster en Educación, Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia.

Referências

Bacca , E. G. (2018). Estrategias para el fortalecimiento de la habilidad de comprensión lectora para la lengua extranjera inglés, a través de ambientes de aprendizaje mediado por las TIC. Trabajo de grado: Universidad de la Sabana. http://hdl.handle.net/10818/34496

Ballestero, C., y Batista, J. (2015). Enseñanza de la lectura en inglés desde una perspectiva curricular basada en la integralidad. EDMETIC, 4(1), 30-50. https://doi.org/10.21071/edmetic.v4i1.2898

Bravo , I. G., y Alves, M. P. (2020). Adecuación Curricular para Incremento del Vocabulario del Idioma Inglés en los Estudiantes de Octavo Año de Guayaquil. Revista Tecnológica - ESPOL, 32(2), 67–78. https://doi. org/10.37815/rte.v32n2.781

Çakıcı, D. (2017). The use of ICT in teaching English as a foreign language. Participatory Educational Research,

Special Issue 2016-IV, 73-77. https://dergipark.org.tr/en/pub/per/issue/47596/601260

Calle-Álvarez, G. Y., y Chaverra-Fernández, D. I. (2020). El Estudio de caso en investigaciones sobre educación y cultura digital. Análisis desde el campo educativo. En: R. E. Quiroz Posada y A. K. Runge Peña (coords.), Investigación para ampliar las fronteras (pp. 31-48). http://hdl.handle.net/20.500.11912/6277

Castro , S., Casar, L., y García, A. (2019). Reflexiones sobre la enseñanza inclusiva del inglés apoyada por tecnologías emergentes. Revista Cubana de Educación Superior, 38(1), e12. http://scielo.sld.cu/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142019000100012&lng=es&tlng=es.

Cisneros-Estupiñán, M., Olave-Arias, G., y Rojas-García, I. (2013). Alfabetización académica y lectura inferencial. Bogotá: Ecoe ediciones. https://media.utp.edu.co/referencias-bibliograficas/uploads/referencias/libro/li- bro-alfabetiz-definitivopdf-J1S9E-libro.pdf

Donolo, D. S. (2009). Triangulación: Procedimiento incorporado a nuevas metodologías de investigación. Revista Digital Universitaria, 10(10). https://ru.tic.unam.mx/handle/123456789/1531

Escobar-Pérez, J., & Cuervo-Martínez, Á. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances En Medición, 6(1), 27–36. https://www.humanas.unal.edu.co/lab_psicometria/ application/files/9416/0463/3548/Vol_6._Articulo3_Juicio_de_expertos_27-36.pdf

Garrett-Rucks, P., Howles, L., & Lake, W. M. (2014). Enhancing L2 Reading Comprehension with Hypermedia Texts: Student Perceptions. CALICO Journal, 32(1), 26–51. https://doi.org/10.1558/calico.v32i1.26131

Irrazabal, N. (2020). Lectura y aprendizaje multimedia. En: D. I. Burín (comp) La competencia lectora a principios del siglo XXI. Texto, multimedia e Internet (pp. 47–70). Buenos Aires: Editorial Teseo. https://www.teseopress. com/competencialectora/

Jiménez Chaves, V. E. (2012). El estudio de caso y su implementación en la investigación. Revista Internacional de Investigación En Ciencias Sociales, 8(1), 141–150. http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/riics/ article/view/18

Jiménez , M. L. (2010). Didáctica De Las Lenguas Extranjeras. Innovación y Experiencias Educativas, 27, 1–9. https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_27/MARIA_ LUISA_JIMENEZ_IZQUIERDO_01.pdf

Koliasa, O., Lelet, I., Serebriakova, V., y Yukhymets,S. (2021). The Use of Hypermedia Technologies in Higher Education Institutions during Covid Lockdown. Arab World English Journal (AWEJ) Special Issue on Covid 19 Challenges (1) 68-79. https://dx.doi.org/10.24093/awej/covid.5

Kulaç, D., y Walters, J. (2016). The Effect of Contextual Inferencing Strategies on EFL Learners’ Attitudes towards Reading. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 232, 486–493. https://doi.org/10.1016/j. sbspro.2016.10.066

Laura, K., Noa, S., Lujano, Y., Alburqueque, M., Medina, G., y Pilicita, H. (2021). Una nueva perspectiva desde la enseñanza de inglés. El aprendizaje invisible y sus aportes en la adquisición de una lengua extranjera. Revista Innova Educación, 3(3), 140–148. https://doi.org/10.35622/j.rie.2021.03.009

Marulanda, C. E., Giraldo, J., y López, M. (2014). Acceso y uso de las tecnologías de la información y las comunicaciones (TICs) en el aprendizaje. el caso de los jóvenes preuniversitarios en Caldas, Colombia. Formación Universitaria, 7(4), 47–56. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062014000400006

Mayer, R. (2005). Cognitive Theory of Multimedia Learning. In R. Mayer (Ed.), The Cambridge Handbook of Multimedia Learning (Cambridge Handbooks in Psychology, pp. 31-48). Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511816819.004

Mogrovejo, A. B., Mamani, G., y Tipo, M. L. (2019). Juego y Simulación de Programas Concurso de Televisión como Técnica Didáctica para Mejorar el Aprendizaje del Vocabulario Inglés en Estudiantes de Habla Hispana. Información Tecnológica, 30(1), 225-236. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642019000100225

Naidu, V. R., Srinivas, S., Al Raisi, M., y Dattana, V. (2020). Evaluation of Hypermedia Tools in Terms of Usability Heuristics for English Language Teaching. Arab World English Journal (AWEJ). Proceedings of 2ndMEC TESOL Conference, 133-149. https://dx.doi.org/10.24093/awej/MEC2.10

Salmerón, L., Cañas, J. J., Kintsch, W., y Fajardo, I. (2010). Reading strategies and hypertext comprehension.

Discourse Processes, 40(3), 171–191. https://doi.org/10.1207/s15326950dp4003_1

Titar-Improgo, C. M., y Gatcho, A. R. (2020). Making Sense of Texts: A Meta-Analysis of College Students and Adults’ Reading Strategies in a Hypermedia Environment. TESOL and Technology Studies, 1(1), 10–22. https://doi.org/10.48185/tts.v1i1.34

Urgilés-Suárez, D., Garcia-Herrera, D., Cárdenas-Cordero, N., & Erazo-Álvarez, J. (2020). Pragmática y Sintaxis: Una experiencia con el uso de hipermedia en inglés. EPISTEME KOINONIA, 3(1), 269-288. http://dx.doi. org/10.35381/e.k.v3i1.1008

Van Dijk, T. A., y Kintsch, W. (1983). Strategies of Discourse Comprehension. New York: Academic Press.

Vera, E. E., Navarro, Y., y Guerrero, J. (2019). Sistema hipermedia adaptativo para el apoyo del aprendizaje autónomo del idioma inglés. Research in Computing Science, 148, 91-104. https://www.rcs.cic. ipn.mx/2019_148_3/Sistema%20hipermedia%20adaptativo%20para%20el%20apoyo%20del%20 aprendizaje%20autonomo%20del%20idioma%20ingles.pdf

Vez, J. M. (2011). La Investigación en Didáctica de las Lenguas Extranjeras. Educatio Siglo XXI, 29(1), 81–108.

https://revistas.um.es/educatio/article/view/119881

Villalobos, J. (2020). El uso de las estrategias cognoscitivas en el desarrollo de la comprensión de la lectura de textos escritos en una lengua extranjera. Revista de Lenguas Modernas, 33, 53–82. https://doi. org/10.15517/rlm.v0i33.41080

Wan Kassim, W. Z. (2021). Hypermedia glosses as adjunct aids to reading: Malaysian ESl learners’ attitudes.

Journal of Business and Social Development, 9(1), 35-50. http://doi.org/10.46754/jbsd.2021.03.004

Yudhana, S. (2021). The Implementation of Blended Learning to Enhance English Reading Skills of Thai Undergraduate Students. English Language Teaching, 14(7), 1-7. https://doi.org/10.5539/elt.v14n7p1

Zhao, X. (2018). Mobile English Teaching System Based on Adaptive Algorithm. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 13(8), 64-77. https://www.learntechlib.org/p/184701/.

Publicado
2022-10-28
Como Citar
Calle Álvarez, G. Y., & Achicanoy Chaparro, P. del C. (2022). Uso didático de textos hipermídia para a promoção da leitura inferencial em inglês. Sophia, 18(2). https://doi.org/10.18634/sophiaj.18v.2i.1169
Seção
Artículos de investigación