Transformações e estratégias didáticas no ensino da filosofia na educação média colombiana: revisão documental (1994–2024)

Autores

  • Isaac Clemente Nieto Mendoza Universidad del Atlántico Autor
  • Camilo Morón Castro Universidad del Atlántico Autor
  • Luis Eugenio Ribón Pérez Universidad del Atlántico Autor

DOI:

https://doi.org/10.18634/sophiaj.21v.1i.1433

Palavras-chave:

ensino de filosofia, educação média, inovação didática, revisão documental, Colômbia

Resumo

O ensino de filosofia na Colômbia perdeu relevância na educação média devido a enfoques pedagógicos excessivamente teóricos que negligenciam os interesses dos estudantes e o sentido prático do conhecimento filosófico. Este estudo analisou a evolução e as estratégias didáticas aplicadas entre 1994 e 2024 por meio de uma revisão documental qualitativa baseada no protocolo PRISMA, com 33 estudos selecionados. Os resultados mostram que a falta de formação docente especializada e a percepção da filosofia como disciplina secundária limitam seu impacto educativo. Propõe-se a integração de temas sociais e métodos inovadores — como literatura, cinema, debates e jogos — para tornar o ensino da filosofia mais significativo e participativo. Conclui-se que a renovação das estratégias didáticas e a conexão da filosofia com a realidade dos estudantes são fundamentais para fortalecer seu papel na educação média colombiana.

Biografia do Autor

  • Isaac Clemente Nieto Mendoza, Universidad del Atlántico
    Filósofa e Mestre em Psicologia Educacional. Professora do Programa de Licenciatura em Educação Artística da Universidade do Atlântico (Barranquilla, Colômbia). E-mail: icnieto@mail.uniatlantico.edu.co
  • Camilo Morón Castro, Universidad del Atlántico
    Filósofa e Mestre em Escrita Criativa. Pesquisadora do programa de Filosofia da Universidade do Atlântico (Barranquilla, Colômbia). E-mail: camilomoron@mail.uniatlantico.edu.co.
  • Luis Eugenio Ribón Pérez, Universidad del Atlántico
    Filósofo e Mestre em Filosofia. Candidato a Doutorado em Ciências da Educação. Professor do programa de Filosofia da Universidade do Atlântico (Barranquilla, Colômbia). E-mail: luisribon@mail.uniatlantico.edu.co

Referências

Angulo-Menco, J. (1999). Rasgos de la filosofía en Colombia. Editorial Antillas.

Avilés, M., & Balladares, J. (2015). El símbolo en la experiencia latinoamericana y su incidencia para la enseñanza de la filosofía. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación, 19(2), 173–188. https://revistas.ups.edu.ec/index.php/sophia/article/view/19.2015.08

Castro, L., Cruz, I., & Ojeda, A. (2021). Conocimiento didáctico del contenido y enseñanza de la filosofía. Praxis & Saber, 11(27), e10613. https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n27.2020.10613

Cavallé, M. (2006). La sabiduría recobrada: Filosofía como terapia. Ediciones Martínez Roca.

Correa, L. (2012). La enseñanza de la filosofía y sus contribuciones al desarrollo del pensamiento. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación, (12), 67–82. https://www.redalyc.org/pdf/4418/441846101005.pdf

Cuartas, J. (2017). Voces de la filosofía en Colombia. Editorial Universidad EAFIT. https://books.google.com.cu/books/about/Voces_de_la_filosof%C3%ADa_en_Colombia.html?id=-C-jDwAAQBAJ&redir_esc=y

Cubillos, J. (2016). Reflexiones sobre la enseñanza de la filosofía: Formar “la actitud filosófica” y enseñar a pensar. Revista Cuerpo e Infancia, 11(23–24), 231–243. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/325087/20782592

Díaz, J., & Pulido, O. (2019). Desafíos actuales de la enseñanza de la filosofía. Cuestiones de Filosofía, 5(24), 11–18. https://doi.org/10.19053/01235095.v5.n24.2019.9750

Dilthey, W. (1968). Historia de la pedagogía. Losada.

Eslava, E. (2022). ¿Es retirar la filosofía de las escuelas un acto de injusticia epistémica? Universitas Philosophica, 39(79), 209–235. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/vniphilosophica/article/view/34247

Figueroa, A. (2021). La enseñanza de la filosofía y el pensamiento crítico en la educación media en San Juan de Pasto, Colombia. Revista

Conrado, 16(77), 244–251. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v16n77/1990-8644-rc-16-77-244.pdf

Gadamer, H.-G. (1984). Verdad y método I. Sígueme.

Guirao-Goris, J. A., Olmedo, A., & Ferrer, E. (2008). El artículo de revisión. Revista Iberoamericana de Enfermería Comunitaria, 1, 1–6. https://www.uv.es/joguigo/valencia/Recerca_files/el_articulo_de_revision.pdf

Gómez, M. (2008). La discusión en el campo de la educación y la discusión en el campo de la enseñanza de la filosofía: Una perspectiva para la solución de conflictos. Revista Colombiana de Educación, (55), 166–187. https://www.redalyc.org/pdf/4136/413635249009.pdf

Jaeger, W. (2001). Paideia. Fondo de Cultura Económica.

Jaramillo, C. (2008). Reflexiones de una profesora de secundaria sobre la enseñanza de filosofía. Magistro, 2(4), 99–116. https://repository.usta.edu.co/handle/11634/12256

Moreno, O. (2015). Respuesta a la pregunta: ¿A qué apunta la educación en filosofía en Colombia? Saga, (28), 58–63. https://revistas.unal.edu.co/index.php/saga/article/view/55977/55144

Nieto, I., Ribón, L., Ortiz, M., Cárdenas, L., Villasmil, M., & Camargo, L. (2023). Cuando el estudiantado habla: Percepciones y miradas sobre las metodologías de enseñanza de la filosofía en educación media. Revista Educación, 47(2), 538–565. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2215-26442023000200538

Oñate-Rojas, R. (2013). La aburrida clase de filosofía: Factores de inconformidad entre estudiantes de educación media en el Atlántico. Cambios y Permanencias, (4), 1–12. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/7404

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2009). Enseñanza de la filosofía en América Latina y el Caribe. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000185119_spa

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Loder, E., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., … Moher, D. (2021). Declaración PRISMA 2020: Una guía actualizada para la publicación de revisiones sistemáticas / The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. Revista Española de Cardiología, 74(9), 790–799. https://doi.org/10.1016/j.recesp.2021.06.016

Paredes, D., & Villa, V. (2013). Enseñanza de la filosofía en Colombia: Hacia un enfoque multisensorial en el campo didáctico. Revista Nodos y Nudos, 4(34), 37–48. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/2282/2147

Pineda, E. (2015). Algunas consideraciones sobre la importancia y utilidad de la filosofía y su enseñanza [Ponencia]. Tercer Congreso Colombiano de Estudiantes de Filosofía, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/69318/2008-Memorias_3_Congreso_Colombiano.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Platón. (2001). Diálogos. Porrúa.

Prada, M. (2024). Reducción de la filosofía: Dos décadas de políticas públicas en la construcción de la enseñanza de la filosofía en Colombia. Estudios de Filosofía, 69, 177–198. https://revistas.udea.edu.co/index.php/estudios_de_filosofia/article/view/353222/20811988

Rodríguez, D. (2016). Análisis del plan de área de filosofía en la Institución Educativa San Vicente para su actualización. Revista PACA, (8), 171–185. https://journalusco.edu.co/index.php/paca/article/view/2050/3200

Tozzi, M. (2007). La philosophie à l’école primaire dans le monde. En UNESCO, Philosophie, une école de la liberté. UNESCO.

Publicado

2025-12-02

Edição

Seção

Artículos de investigación

Como Citar

Transformações e estratégias didáticas no ensino da filosofia na educação média colombiana: revisão documental (1994–2024). (2025). Sophia, 21(1), 1-15. https://doi.org/10.18634/sophiaj.21v.1i.1433