Ensinando cidadania: novos requisitos para a escola
Resumo
Hoje, na escola é obrigatório, especialmente nos níveis de educação inicial e básica, um currículo que garanta a formação em cidadania de forma transversal e significativa. O principal objetivo deste estudo é entender como a intenção curricular da educação do cidadão é truncada pela exigência educacional, pela falta de elementos conceituais e didáticos e pela má preparação dos professores nesse campo educacional. A partir de uma abordagem qualitativa, a participação de professores de educação inicial de instituições da cidade de Bucaramanga, Colômbia, foi organizada por meio de entrevistas estruturadas. Ressalta-se que o treinamento para a cidadania se dilui nas rotinas educacionais e na ausência de correspondência entre os princípios curriculares e as possibilidades de concretização na esfera familiar e social das crianças.Downloads
Referências
Arias Maldonado, M. (2019). Educación para la ciudadanía. Revista de libros (21), 1-5. Obtenido de https://www.revistadelibros.com/articulo_imprimible_pdf.php?art=2039&t=blogs
Avendaño Castro, W. R., Paz Montes, L. S., & Parada Trujillo, A. E. (2016). Construcción de ciudadanía: un modelo para su desarrollo en la escuela. Ãgora USB, 16 (2), 359-678.
Barrios, M. (2010). Apuntes sobre familia, comunicación y cambio social. Reflexiones en torno a la obra de Virginia Gutiérrez de Pineda y Gino Germani. Folios (24), 163-179.
Cabra Torres, F. (2014). Evaluación y formación para la ciudadanía. Una relación necesaria. Revista Iberoamericana de Educación, 64, 177-193. Obtenido de https://bibliotecavirtual.uis.edu.co/login?url=http://search.ebscohost.com
Eurydice. (2012). Citizenship Education in Europe. Education, Audiovisual and Culture Executive Agency . EACEA P9 Euridyce. <http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice>%5D.
Forero, N. A., & Velásqüez, A. M. (2018). Educación para la ciudadanía mundial en Colombia :Oportunidades y desafíos. Revista Mexicana de Investigacion Educativa, 23(78), 937–961.
Fueyo Gutiérrez, A., Rodríguez Hoyos, C., & Hoeshcmann, M. (2018). Construyendo Ciudadanía Global en Tiempos de Neoliberalismo: Confluencias entre la Educación Mediática y la Alfabetización Digital. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 91(32.1), 57-68.
Galvis, R., & M., B. (2012). Participación ciudadana: Una mirada desde los jóvenes. Docencia Universitaria, 13 (1), 87 -103.
Martínez Ruiz, V. (2017). Formación ciudadana de docentes del suroccidente colombiano desde una perspectiva participativa. Barcelona: Universitat de Barcelona.
MEN. (2002). Lineamientos curriculares «Educación ética y valores humanos». Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
Mosquera Mosquera, C. E., & Rodriguez Lozano, M. N. (2018). Proyecto educativo como fundamento para pensar la subjetividad política desde la cultura escolar. El Ãgora USB, 18 (1), 255-267.
Munar Jaramillo, Y. (2016). Prácticas y saberes sobre ciudadanía en jóvenes escolares: una aproximación desde experiencias escolares y extraescolares con estudiantes de grado décimo del Colegio Francisco Javier Matiz (Tesis). Bogotá: Universidad Distrital.
Novella, A. M., Agud, I., Llena, A., & Trilla, J. (2013). The concept of citizenship constructed by youths who experienced childhood participation. Bordon, 65(3), 65(3), 93–108. Obtenido de https://bibliotecavirtual.uis.edu.co/login?url=http://search.ebscohos
Olivo, M. G. (2019). Educación para la Ciudadanía en Chile. Informacion Tecnologica, 28 (5), 151-164.
Prats, J., Molina-Neira, J., Ruiz, A., & Molina, F. (2017). Análisis de las representaciones e ideas sociales del alumnado en educación para la ciudadanía democrática: ejemplo de mixed-methology desde y para la investigación transdisciplinar. Revista Internacional de Sociología de la Educación (RSE), 6 (1), 1-25.
Quiroz Posada, R. E., & Mesa Arango, A. (2011). Currículo crítico en la formación ciudadana. Educere(52), 620-628.
Ramírez, L. (2018). Desarrollo sociomoral y educación para la paz: construyendo entornos favorables para el desarrollo de competencias para la ciudadanía. Avances en PsicologÃa Latinoamericana, 36 (2), 227-233.
Reguillo, R. (2003). Ciudadanías juveniles en América Latina. Viña del Mar: Última Década.
Torres, L. (2016). Historia reciente en la escuela colombiana: acercamiento a las nociones de memoria, historia y conlicto. Revista Colombiana de Educación, 71, 165-195.
Walter Linne, J. (2018). Nomadización, ciudadanía digital y autonomía. Tendencias juveniles a principios del siglo XXI. Chasqui (137), 39-54.
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS