A perspectiva dos alunos sobre a avaliação institucional no ICEUABJO
DOI:
https://doi.org/10.18634/sophiaj.21v.1i.1494Palavras-chave:
avaliação externa, perspectiva do aluno, autoavaliação, ensino superior, avaliação institucionalResumo
A avaliação institucional tem sido uma política e prática educacional implementada em instituições de ensino superior no México. Os parâmetros, diretrizes, técnicas e procedimentos desenvolvidos são determinados por entidades e agentes externos às próprias instituições de ensino, embora a metodologia em si inclua um processo de autoavaliação que permite aos membros da instituição identificar quais aspectos são considerados ótimos e quais necessitam de melhorias. Nesse sentido, aqueles que se beneficiam desses processos avaliativos às vezes não são plenamente considerados. Portanto, este artigo apresenta as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Educação da Universidade Autônoma "Benito Juárez" de Oaxaca, México, a respeito da avaliação institucional que é e foi implementada em sua instituição.Referências
Alonso, L. E. (2007). Sujeto y Discurso: El Lugar de la Entrevista Abierta en las Prácticas de la Sociología Cualitativa. En Delgado, J. M. y Gutiérrez, J. (Edits.). Métodos y Técnicas Cualitativas de Investigación en Ciencias Sociales. Madrid: Editorial Síntesis. https://www.academia.edu/40422660/METODOS_Y_TECNICAS_CUALITATIVAS_DE_INVESTIGACION_PDF
Atilano, P. (2020). El Análisis en la Investigación Educativa. En Pérez-Arenas D. (Coord.). Metodología y Didáctica de la Investigación Educativa. De la Problematización a la Integración del Informe. México: ISCEEM. https://abacoenred.org/wp-content/uploads/2016/01/An%C3%A1lisis-de-contenido-en-investigaci%C3%B3n-educativa-UNMP-UNPA-2003.pdf.pdf
Blaxter, L., Hughes, C., y Tight, M. (2005). Cómo se hace una Investigación. Madrid: Gedisa. https://books.google.com.cu/books/about/C%C3%B3mo_se_hace_una_investigaci%C3%B3n.html?id=HyczEAAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y
Casanova, M. A. (2002). Manual de Evaluación Educativa. Madrid: La Muralla. https://books.google.com.cu/books/about/Manual_de_evaluaci%C3%B3n_educativa.html?id=rCjlPAAACAAJ&redir_esc=y
Gallegos Zúñiga, Jaime. (2024). El Mercado Integrado Latinoamericano, desafíos pendientes. Revista chilena de derecho y ciencia política, 15, 05.https://dx.doi.org/10.7770/rchdcp-v15n1-art336
Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (2008). Normas de Evaluación para Programas, Proyectos y Material Educativo. México: Trillas. https://granatensis.ugr.es/discovery/fulldisplay/alma991006446689704990/34CBUA_UGR:VU1
Knobel, M. y Lankshear, C. (2003). Maneras de Saber: Tres Enfoques para la Investigación Educativa. Morelia: UPN. Maneras de Saber: Tres Enfoques para la Investigación Educativa https://s0f5cfeac60172a5f.jimcontent.com/download/version/1377462319/module/5978436857/name/Manerasdesaber.pdf
McDonald, B. (1985). La Evaluación y el Control de la Educación. En Gimeno Sacristán J. y Pérez Gómez A. (Comps.). La Enseñanza, su Teoría y su Práctica. Madrid: Akal/Universitaria. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro%3Fcodigo%3D304419&ved=2ahUKEwiHxZ-m7NqQAxUUSjABHV6mJkgQFnoECBEQAQ&usg=AOvVaw0uW0wr86c276QUjX8GqQWz
Stake, R. (2005). Investigación con Estudio de Casos. Madrid: Morata. https://books.google.com.cu/books/about/Investigaci%C3%B3n_con_estudio_de_casos.html?id=gndJ0eSkGckC&source=kp_book_description&redir_esc=y
Stufflebeam, D., y Shinkfield, A. (1987). Evaluación Sistémica: Guía Teórica y Práctica. Madrid: Paidós Ibérica. https://books.google.com.cu/books/about/Evaluaci%C3%B3n_sistem%C3%A1tica.html?id=EwdwSgAACAAJ&redir_esc=y
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS

