Qualidade educacional no ensino superior colombiano: uma abordagem teórica

  • Jeisson Fabian Martin Calvo UNIVERSIDAD DISTRITAL FRANCISCO JOSE DE CALDAS
Palavras-chave: Qualidade educacional, ensino superior, formação de professores, política educacional, reformas curriculares.

Resumo

Neste artigo teórico, utilizou-se a ferramenta heurística V de Gowin para realizar a revisão e análise documental sobre as generalidades da qualidade educacional no ensino superior colombiano, com o intuito de explorar criticamente a mudança a que esta se Constituição Política da Colômbia de 1991 até o Plano Nacional de Desenvolvimento 2014-2018, conseguindo interpretar os conceitos relevantes nesse campo. Por outro lado, obtém-se uma base teórica dos resultados produzidos na área, que podem ser utilizados como referência em pesquisas em torno do tema e nos processos de registro e credenciamento qualificado. O qual é apresentado como uma abordagem teórica a partir da análise. da veracidade das informações e da descrição dos resultados em termos do conceito de qualidade educacional e seus antecedentes no ensino superior colombiano, Este estudo demonstra as limitações do atual sistema de garantia de qualidade e levanta a necessidade de transformá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeisson Fabian Martin Calvo, UNIVERSIDAD DISTRITAL FRANCISCO JOSE DE CALDAS
Profesor Asociado de la Facultad de medio ambiente y recursos naturales de la Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas ,Magister en enseñanza de las ciencias exactas y naturales de la Universidda Nacional de Colombia,Doctorando en enseñanza de las Ciencias mencion Fisica de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Doctorando en educacion de la Universidad de Baja California.Par evaluador reconocido.Miembro de comites de evaluacion en congresos internacionales.

Referências

Aguerrondo, I. (1993). La calidad de la educacion:ejes para su definicion y evaluación. Revista Interamericana de Desarrollo Educativo, 561-578.

Ardila Rodríguez, M. (2011 Vol 5 ). Calidad de la educaión superior en Colombia,¿problema de compromiso colectivo? Revista Educación y Desarrollo Social, 44-55.

Briceño, A. (2011 Vol 5). Justicia:¿igualdad o equidad en la educación superior? Revista Educación y Desarrollo Social, 70-83.

Castaño Duque , G. A., & García Serna, L. (2012). Una revisión teórica de la calidad de la educación superior en el contexto colombiano. Educación y Educadores, 1-13.

Giraldo, U., Abad, D., & Díaz, E. (s.f.). Bases para una política de calidad de la educación superior en Colombia . 1-20.

Gutíerrez, C. (2012). Equidad en la educación superior: una propuesta de financiacion para Colombia . Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 397-413.

Mejia Pardo, D. A., & Duque Sánchez, C. L. (2013). Aproximaciones a la evaluacion del sistema de aseguramiento de a calidad para la educación superior en Colombia . Manizales.

Melo Becerra, L. A., Ramos Forero, J. E., & Hernández Santamaría, P. O. (2017). La educación superior en colombia: situación actual y análisis de eficiencia . Revista Desarrollo y Sociedad, 59-111.

Ministerio de Educación Nacional . (2013). Lineamientos para solicitud,otorgamiento y renovación de registro calificado.programas de pregrado y posgrado. Bogotá.

Ministerio de Educación Nacional. (2013). Lineamientos Política de educación superior inclusiva. Bogotá: Dirección de Fomento para la Educación Superior .

Miñana Blasco, C., & Rodríguez, J. G. (2011). Calidad, evaluación y acreditación en la educación superior: a propósito de un Proyecto de Reforma en Colombia. Pensamiento Jurídico, págs. 1-23.

Novak, J., & Gowin, D. (1988). Aprendiendoi a aprender. Barcelona: Martinez Roca Traducido al español del original Learning how to learn.

Restrepo Gómez, B. (2006). ¿Hacia dónde va la Educación Superior en Colombia? Bogota: Universidad de la Salle.

Viveros Vigoya, M. (s.f.). Equidad e Inclusión en la educación superior-Algunos aportes a la discusión desde la escuela de Estudios de género de la Universidad Nacional de Colombia. 1-13.

Publicado
2018-07-31
Como Citar
Martin Calvo, J. F. (2018). Qualidade educacional no ensino superior colombiano: uma abordagem teórica. Sophia, 14(2), 4-14. https://doi.org/10.18634/sophiaj.14v.2i.799
Seção
Artículos de investigación