Qualidade educacional no ensino superior colombiano: uma abordagem teórica
Resumo
Neste artigo teórico, utilizou-se a ferramenta heurística V de Gowin para realizar a revisão e análise documental sobre as generalidades da qualidade educacional no ensino superior colombiano, com o intuito de explorar criticamente a mudança a que esta se Constituição Política da Colômbia de 1991 até o Plano Nacional de Desenvolvimento 2014-2018, conseguindo interpretar os conceitos relevantes nesse campo. Por outro lado, obtém-se uma base teórica dos resultados produzidos na área, que podem ser utilizados como referência em pesquisas em torno do tema e nos processos de registro e credenciamento qualificado. O qual é apresentado como uma abordagem teórica a partir da análise. da veracidade das informações e da descrição dos resultados em termos do conceito de qualidade educacional e seus antecedentes no ensino superior colombiano, Este estudo demonstra as limitações do atual sistema de garantia de qualidade e levanta a necessidade de transformá-lo.Downloads
Referências
Aguerrondo, I. (1993). La calidad de la educacion:ejes para su definicion y evaluación. Revista Interamericana de Desarrollo Educativo, 561-578.
Ardila Rodríguez, M. (2011 Vol 5 ). Calidad de la educaión superior en Colombia,¿problema de compromiso colectivo? Revista Educación y Desarrollo Social, 44-55.
Briceño, A. (2011 Vol 5). Justicia:¿igualdad o equidad en la educación superior? Revista Educación y Desarrollo Social, 70-83.
Castaño Duque , G. A., & García Serna, L. (2012). Una revisión teórica de la calidad de la educación superior en el contexto colombiano. Educación y Educadores, 1-13.
Giraldo, U., Abad, D., & Díaz, E. (s.f.). Bases para una política de calidad de la educación superior en Colombia . 1-20.
Gutíerrez, C. (2012). Equidad en la educación superior: una propuesta de financiacion para Colombia . Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 397-413.
Mejia Pardo, D. A., & Duque Sánchez, C. L. (2013). Aproximaciones a la evaluacion del sistema de aseguramiento de a calidad para la educación superior en Colombia . Manizales.
Melo Becerra, L. A., Ramos Forero, J. E., & Hernández Santamaría, P. O. (2017). La educación superior en colombia: situación actual y análisis de eficiencia . Revista Desarrollo y Sociedad, 59-111.
Ministerio de Educación Nacional . (2013). Lineamientos para solicitud,otorgamiento y renovación de registro calificado.programas de pregrado y posgrado. Bogotá.
Ministerio de Educación Nacional. (2013). Lineamientos Política de educación superior inclusiva. Bogotá: Dirección de Fomento para la Educación Superior .
Miñana Blasco, C., & Rodríguez, J. G. (2011). Calidad, evaluación y acreditación en la educación superior: a propósito de un Proyecto de Reforma en Colombia. Pensamiento Jurídico, págs. 1-23.
Novak, J., & Gowin, D. (1988). Aprendiendoi a aprender. Barcelona: Martinez Roca Traducido al español del original Learning how to learn.
Restrepo Gómez, B. (2006). ¿Hacia dónde va la Educación Superior en Colombia? Bogota: Universidad de la Salle.
Viveros Vigoya, M. (s.f.). Equidad e Inclusión en la educación superior-Algunos aportes a la discusión desde la escuela de Estudios de género de la Universidad Nacional de Colombia. 1-13.
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS