Sensibilidade ética no campo educacional: o uso de recursos audiovisuais na avaliação de situações complexas

  • Irene Cambra Badii Universidad de Buenos Aires - CONICET
  • María Paula Paragis Universidad de Buenos Aires
  • María Gabriela Lorenzo Universidad de Buenos Aires - CONICET
  • Juan Jorge Michel Fariña Universidad de Buenos Aires
Palavras-chave: Ciências da educação, ética, formação de professores, material audiovisual, responsabilidade do professor.

Resumo

No presente trabalho propomos descrever a implementação do Racial and Ethical Sensitivity Test (Rest), desenvolvido por Mary Brabeck nos Estados Unidos no ano 2000, para avaliar a sensibilidade ética e estabelecer diretrizes para a formação de professores em questões éticas na área da educação, enfocando aspectos ligados à formação universitária. O Rest baseia-se no modelo de quatro componentes da ética formulado por James Rest e nos códigos de ética profissional. Sua implementação metodológica é baseada em cinco materiais audiovisuais originais que apresentam situações dilematológicas no campo educacional. Neste artigo analisamos exaustivamente uma das vinhetas do Rest a partir de um curso ministrado para professores de nível secundário e universitário. Qual é a utilidade deste instrumento, vinte anos após da sua criação? Quais são as questões de ética na educação mais percebidas pelos professores? Quais são menos notadas e exigiriam, então, ser incluídas nos cursos de formação e aperfeiçoamento? Por meio de uma pesquisa qualitativo-quantitativa, analisamos novos dados da avaliação da sensibilidade ética, que nos permitem perceber a relevância dos problemas didáticos para os professores e o deslocamento de outros temas da ética no campo educacional, tais como: responsabilidade, integridade, respeito pelos direitos e dignidade dos outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Cambra Badii, Universidad de Buenos Aires - CONICET
Doctora en PsicologíaJefe de Trabajos Prácticos de la Universidad de Buenos AiresBecaria de investigación post-doctoral - CONICET
María Paula Paragis, Universidad de Buenos Aires
Licenciada en PsicologíaAyudante de trabajos prácticos de Psicología, Ética y Derechos Humanos, Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires. Becaria de investigación de la Secretaría de Ciencia y Técnica de la Universidad de Buenos Aires. 
María Gabriela Lorenzo, Universidad de Buenos Aires - CONICET
Doctora en Farmacia Profesora Adjunta Regular en la Universidad de Buenos AiresDirectora Centro de Investigación y Apoyo a la Educación Científica (CIAEC)
Juan Jorge Michel Fariña, Universidad de Buenos Aires
Doctor en Psicología, Universidad de Buenos Aires.Profesor Titular Regular Universidad de Buenos AiresCategoría I (investigador principal) en la Universidad de Buenos Aires. 

Referências

Bardin, L. (1996). Análisis de contenido. Madrid: Akal.

Bolívar, A. (2005). El lugar de la ética profesional en la formación universitaria. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10(24), 93-123.

Brabeck, M. M., Rogers, L. A., Sirin, S., Henderson, J., Benvenuto, M. y

Weaver, M. (2000). Increasing Ethical Sensitivity to Racial and Gender intolerante in Schools: Development of the Racial Ethical Sensitivity Test. Ethics & Behavior 10(2), 119-137.

Caballero, K., y Botía, A. B. (2015). El profesorado univeristario como docente: hacia una identidad profesional que integre docencia e investigación. REDU: Revista de Docencia Universitaria, 13(1), 4.

Cambra Badii, I. (2016). Psicología, Bioética y Narrativa cinematográfica: un análisis cualitativo de producciones de estudiantes sobre conflictos bioéticos relacionados con la identidad. Revista Latinoamericana de Bioética, 16(31-2), 16-39.

Cambra Badii, I. y Lorenzo, M. G. (2018). Entrelazando la Ética con las Ciencias Experimentales: una propuesta didáctica para la capacitación de profesores con la serie Breaking Bad . Revista Enseñanza de la Física. En prensa.

Charria Ortiz, V.H., Sarsosa Prowesk, K. V., Uribe Rodríguez, A.F, López Lesmes, C. N., Arenas Ortiz, F. (2011). Definición y clasificación teórica de las competencias académicas, profesionales y laborales. Psicología desde el Caribe, 28, 133-165.

García Borrás, F. J. (2008). Bienvenido Mister cine a la enseñanza de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 6(1), 79-91.

Hernández Sampieri, R.; Fernández Collado, C y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación. Sexta edición. México: Mc. Graw Hill.

Lima, N.S y Navés F.A. (2016). El entramado filiatorio y el ADN: Análisis de las competencias profesionales del Psicólogo. Sophia 12 (1), 39-53.

Martínez Martín, M.; Buxarrais Estrada, M. R.; y Esteban Bara, F. (2002). La universidad como espacio de aprendizaje ético. Revista Iberoamericana de Educación (OEI), num. 29, p. 17-43. En: http://hdl.handle.net/2445/56963

Michel Fariña, J. (2000). La ética en movimiento. Cuaderno de Humanidades, 1(1) 15-25.

Michel Fariña, J.J. y Ormart, E.B. (2009). Los medios audiovisuales como vía regia para el planteo de complejidades éticas, en Actas del Congreso “Pensando lo audiovisual en la investigación en Ciencias Sociales y Humanidades. Método, Técnica y Teoríaâ€, Año 1, Volumen 1. Buenos Aires: Incluir Asociación Civil.

Michel Fariña, J.J; Salomone, G.; Costa, G. L.; Rodríguez, A., Luzzi, S. y

Pérez Ferretti, F. (2008). Sensibilidad ética en el ámbito educativo: la adaptación al español del Racial and Ethical Sensitivity Test (REST.) Memorias del XV Jornadas de Investigación y Cuarto Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires.

Nussbaum, M. (2001). El cultivo de la humanidad. Una defensa clásica de la reforma en la educación liberal. Barcelona: Andrés Bello.

Programa UBACyT (2002). International Bioethical Information System: Multimedia sobre Ética en la Educación. Revista Argentina de Psicología. XXXIV(45), 119-128.

Prosser, M., Trigwell, K. y Taylor, P. (1994). A phenomenographic study of academics’conceptions of science learning and teaching. Learning and Instruction, 4, 217-232.

Rest, J.R. (1979). Development in judging moral issues. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Seibold, J. R. (2000). La calidad integral en educación. Reflexiones sobre un nuevo concepto de calidad educativa que integre valores y equidad educativa. Revista Iberoamericana De Educación, 23, 215-231. En: https://rieoei.org/RIE/article/view/1012.

Sirin, R. S., Brabeck, M. M., Satiani, A. y Rogers-Sirin, L. (2003). Validation of a measure of ethical sensitivity and examination of the effects of previous multicultural and ethics courses on ethical sensitivity, Ethics & Behavior, 13(2), 221–235.

Publicado
2018-07-31
Como Citar
Cambra Badii, I., Paragis, M. P., Lorenzo, M. G., & Michel Fariña, J. J. (2018). Sensibilidade ética no campo educacional: o uso de recursos audiovisuais na avaliação de situações complexas. Sophia, 14(2), 46-59. https://doi.org/10.18634/sophiaj.14v.2i.825
Seção
Artículos de investigación