Engenharia didática para aprender a função linear modelando situações

  • Milton Cesar Campeón Becerra Universidad Tecnológica de Pereira
  • Eliecer Aldana Bermudez Universidad del Quindio
  • Jhony Alexander Villa Ochoa
Palavras-chave: Aprendizagem, função linear, engenharia didática, modelagem, situação didática.

Resumo

Neste artigo, a nossa forma de analisar como os alunos aprendem o conceito de função linear de uma engenharia didática, que irá desenvolver tarefas de situações de modelagem em contexto, o principal objetivo é promover a aprendizagem do conceito de função de modelagem de situações, o que é conseguido através do confronto entre concepções a priori e a posteriori dos alunos na fase 4 da engenharia. A metodologia utilizada, os instrumentos utilizados e os objetivos definidos fazem desta uma pesquisa qualitativa, uma vez que não se pretende avaliar modelos ou validar hipóteses ou teorias preconcebidas para analisá-las por métodos matemáticos. Entre os resultados, descobriu que as dificuldades associadas com o aprendizado do conceito de função linear estão associados com o movimento através dos diferentes registros semióticos de representação que este tem, especialmente a mudança para o algébrica e registros gráficos. Concluiu-se que é realmente possível para alcançar a aprendizagem conceito de função em que os alunos desenvolvem o pensamento variacional através do reconhecimento, a percepção e caracterização de variação e mudança em diferentes contextos, para moldá-la, descrever e representar usando diferentes registros semióticos, como proposto pelas diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação Nacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Artigue, M., Douady, R., Moreno, L., & Gómez, P. (1995). Ingeniería didáctica en educación matemática

Azcárate Giménez, C., & Deulofeu Piquet, J. (1996). Funciones y gráficas. De Colecciones Matemática: Cultura y Aprendizaje. Madrid: Síntesis

Brousseau, G. (2007). Iniciación al estudio de la teoría de las situaciones didácticas/Introduction to study the theory of didactic situations: Didáctico/Didactic to Algebra Study (Vol. 7). Libros del Zorzal.

Caicedo, S. J., & Díaz, L. (2014). PV aplicado en la resolución de problemas de variación

Campeón, M. C., & Aldana, E. B. (23 de Octubre de 2016). Aprendizaje del concepto de función a partir de la modelación de fenómenos del contexto mediante una ingeniería didáctica. Pereira, Colombia.

Dorado, I., & Díaz, J. L. (2014). La matemática como herramienta de modelización para dar respuesta a situaciones problema. Repositorio digital de documentos en educación matemática. Recuperado el 9 de Noviembre de 2015, de http://funes.uniandes.edu.co/5810/

Higueras, L. R. (1998). La noción de función: Análisis epistemológico y didáctico. Servicio de Publicaciones.

MEN. (1998). Estándares básicos de competencia en matemáticas. Bogotá: Publicaciones MEN.

Panizza, M. (2003). II Conceptos básicos de la teoría de situaciones didácticas

Peña , R. P., & Aldana, E. A. (Octubre de 2013). Análisis del concepto de función en estudiantes sordos de grado décimo. Educación científica y Tecnología, 151 - 153.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2006). Metodología de la investigación (Sexta ed.). (R. A. Bosque, Ed.) México, México: McGraw Hill.

Ugalde, W. J. (2013). Funciones: desarrollo histórico del concepto y actividades de enseñanza aprendizaje. Revista Digital: Matemática, Educación e Internet, 14(1).

Vilanova, S., Rocerau, M., Valdez, G., Oliver, M., Vecino, S., Medina, P., ... & Ãlvarez, E. (2001). La educación matemática: el papel de la resolución de problemas en el aprendizaje. OEI. Revista Iberoamericana de Educación, 1-11.

Villa, J. A., & Mesa, Y. M. (Abril de 2007). Elementos históricos, epistemológicos y didácticos para la construcción del concepto de función cuadrática. Revista Virtual universidad Católica del Norte, 1-18.

Villa-Ochoa, J. A., Quintero, C. A. B., Arboleda, M. D. J. B., Castaño, J. A. O., & Bedoya, D. A. O. (2009). Sentido de realidad y modelación matemática: el caso de Alberto. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnología, 2(2), 159-180

Publicado
2018-08-28
Como Citar
Campeón Becerra, M. C., Aldana Bermudez, E., & Villa Ochoa, J. A. (2018). Engenharia didática para aprender a função linear modelando situações. Sophia, 14(2), 115-126. https://doi.org/10.18634/sophiaj.14v.2i.629
Seção
Artículos de investigación