Interação ícone-verbal e recepção de livros álbum: desafios da leitura na escola primária
Resumo
Este artigo resume os resultados da pesquisa: Caracterização formal da recepção do livro álbum em contexto escolar (segundo ano da Escola Normal Superior de Armenia). Um caminho para o fortalecimento da competência significativa, com o objetivo de saber como as crianças do segundo ano da escola lêem os livros álbum, e qual é a influência de seus modos de leitura no desenvolvimento da competência significativa (MEN, 1998). A metodologia utilizada implicou: 1). O reconhecimento das práticas de leitura próprias do grupo; 2). O estabelecimento de um corpus de livros álbum da Coleção Semente; 3). O desenho e aplicação de instrumentos para a coleta de dados, e sua posterior análise. Para a interpretação foram utilizados dois mecanismos: 1). Comparação entre o comportamento do leitor durante duas circunstâncias de leitura (coletiva e individual); e 2). Estabelecimento de categorias emergentes. Da análise conclui-se: 1). Maior frequência de apelo ao código icônico do que ao verbal na leitura coletiva; 2). Tendência a preencher lacunas lexicais e narrativas com ferramentas linguísticas e culturais do próprio repertorio; 3). Habilidade no reconhecimento do ponto de vista narrativo e da unidade cronológica da história; e 4). Reconhecimento do ato de ler como uma prática socialmente hierarquizada.ÂDownloads
Referências
Arizpe, E. y Styles, M. (2004). Lectura de imágenes. Los niños interpretan textos visuales. (Trad. María Vinós). México: FCE.
Bourdieu, P. (2012). El sentido social del gusto. Argentina: Siglo Veintiuno.
Campagnaro, M. (2013). Educare lo sguardo: Riflessioni pedagogiche sugli albi illustrati. Encyclopaideia: Rivista di fenomenologia pedagogia formazione. 17(35): 89-108.
Colomer, T. y Martina F. (coords.) (2012). La literatura que acoge. Inmigración y lectura de álbumes. Barcelona/Caracas: Banco del Libro-GRETEL.
Durán, T. (2015). álbum (es). Carácas: Ekaré, Variopinta, y Banco del Libro de Venezuela.
Durán, T. (2008). Aprendiendo de los álbumes. Actas do 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Braga: Universidade do Minho.
Durán, T. (coords) (2001). Hay Que Ver: Una Aproximación al álbum ilustrado. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez.
Evanchan, G. (2015). The development of fluency and comprehension literacy skills of second grade students by providing regular use of the fluency development lesson. Doctoral thesis, University of Akron.
Garralón, A. (2015). álbum es Carácas: Ekaré, Variopinta, y Banco del Libro de Venezuela.
Gutiérrez, G. y Vanderwood, M. (2013). A Growth Curve Analysis of Literacy Performance Among Second’ Grade, Spanish-Speaking, English-Language Learners. School Psychology Review. 42(1): 3-21.
Lee, S. (2014). El límite entre fantasía y realidad. Sophie, Van der linden. La trilogía del límite. Albolote: Bárbara-Fiore Ediciones.
Lewis, D. (2001). Reading Contemporary Picture Books: Picturing Text. Londres y Nueva York: Routledge-Farmer. “The Picture Book: A Form Awaiting Its Historyâ€. Signal 77, 99-112.
Margallo, A. y Fittipaldi, M. (2009). El álbum: una lectura para la integración de los adolescentes recién llegados. Textos, (51): 80-90.
Mendoza, A. (2008). Textos entre textos. Las conexiones textuales en la formación del lector. Barcelona: Horsori.
Ministerio de Educación Nacional (1998). Lineamientos curriculares en el área de Lenguaje. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
Ministerio de Educación Nacional (2006). Estándares básicos de competencias en lenguaje. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional .
Ministerio de Educación Nacional (2011). Plan Nacional de Lectura y Escritura de Educación Inicial, Pre escolar, Básica y Media. Bogotá: Cooperativa Editorial Magisterio.
Nikolajeva, M., Scott, C. (2001). How Picturebooks Work. Nueva York: Garland Publishing.
Oram, H. y Kitamura S. (1989). Fernando Furioso. Caracas: Ekaré.
Pantaleo, S. (2014). Reading Images in Graphic novels: Taking students to a ‘Greater Thinking Level. English in Australia. 49(1): 38-51.
Prado A, J. (2004). Didáctica de la lengua y la literatura para educar en el siglo XXI. Huelva: La Muralla.
Potocki, A., Ecalle, J., y Magnan, A. (2013). Narrative Comprehension Skills in 5-Year-Old Children: Correlational Analysis and Comprehender Profiles. Journal of Educational Research, 106(1): 14-26.
Rathmann, P. (2001). Buenas Noches Gorila! Caracas: Ekaré .
Real, N. y Valencia, M. (2014). Práctica docente y libro álbum. Un aporte a la educación literaria. Infancias imágenes. 13(1), 115-120.
Salisbury, M. y Styles, M. (2014). El arte de ilustrar libros infantiles. Concepto y práctica de la narración visual. Barcelona: Ediciones Blume.
Schärer, K. (2010). ¡Así fue! ¡No, fue así! ¡No, así! Barcelona: Océano.
Silva-Díaz, M. (2005). Libros que enseñan a leer: álbumes metaficcionales y conocimiento literario. Tesis doctoral. Universidad Autónoma de Barcelona.
Durán, T. (2015). “Breve panorámica de la trayectoria del álbum en Españaâ€, «Apéndice». En Sophie Van der Linden, álbum[es] (pp. 126-128). Carácas: Ekaré, Variopinta, y Banco del Libro de Venezuela.
Durán, T. (2008). Aprendiendo de los álbumes. Recuperado de: http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_aprendiendo_de_los_albumes_d.pdf. Originalmente publicado em: (Octubre de 2008) Actas do 7º Encontro Nacional/5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Braga: Universidade do Minho.
Durán, T. (coords) (2001). Hay Que Ver: Una Aproximación al álbum ilustrado. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez.
Evanchan, G. (2015). The development of fluency and comprehension literacy skills of second grade students by providing regular use of the fluency development lesson. Doctoral thesis. University of Akron.
Garrafón, A. (2015). “El libro-álbum en América Latinaâ€, «Apéndice». En Sophie Van der Linden, álbum[es] (pp. 129-132). Carácas: Ekaré, Variopinta, y Banco del Libro de Venezuela.
Gutiérrez, G. y Vanderwood, M. (2013). “A Growth Curve Analysis of Literacy Performance Among Second' Grade, Spanish-Speaking, English-Language Learnersâ€, En School Psychology Review. University of California – Riverside: 42(1): 3-21.
Lee, S. (2014). “El límite entre fantasía y realidadâ€. En Bárbara Fiore, La trilogía del límite (Ed., pp. 85-94). Albolote (España): Bárbara-Fiore Ediciones.
Lewis, D. (2001). “The Picture Book: A Form Awaiting Its Historyâ€. En Signal, Reading Contemporary Picture Books: Picturing Text. Londres y Nueva York: Routledge- Farmer (77): 99-112.
Margallo, A. y Fittipaldi, M. (2009). “El álbum: una lectura para la integración de los adolescentes recién llegadosâ€. En Textos, (51): 80-90.
Mendoza Fillola, A. (Coordinador) (2008). Textos entre textos. Las conexiones textuales en la formación del lector. Barcelona: Horsori.
Ministerio de Educación Nacional. República de Colombia (2006). Estándares básicos de competencias en lenguaje. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
Ministerio de Educación Nacional. República de Colombia (1998). Lineamientos curriculares en el área de Lenguaje. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
Nikolajeva, M y Scott, C. (2001). How Picturebooks Work. Nueva York: Garland Publishing.
Oram, H. y Kitamura S. (1989). Fernando Furioso. Caracas: Ekaré.
Pantaleo, S. (2014). “Reading Images in Graphic novels: Taking students to a ‘Greater Thinking Level’â€. En English in Australia. University of Victoria, Canadá. 49(1): 38-51.
Prado A, J. (2004). Didáctica de la lengua y la literatura para educar en el siglo XXI. Huelva: La Muralla.
Potocki, A., Ecalle, J., y Magnan, A. (2013). «Narrative Comprehension Skills in 5-Year-Old Children: Correlational Analysis and Comprehender Profilesâ€, Journal of Educational Research, Université Lumière Lyon. 106(1): 14-26.
Rathmann, P. (2001). Buenas Noches Gorila! Caracas: Ekaré.
Real, N. y Valencia, M. (2014). Práctica docente y libro álbum. Un aporte a la educación literaria. Infancias imágenes. 13(1), 115-120.
Salisbury, M. y Styles, M. (2014). El arte de ilustrar libros infantiles. Concepto y práctica de la narración visual. Barcelona: Ediciones Blume.
Schärer, K. (2010). ¡Así fue! ¡No, fue así! ¡No, así! Barcelona: Océano.
Silva-Díaz, M. (2005). Libros que enseñan a leer: álbumes metaficcionales y conocimiento literario. Tesis doctoral. Universidad Autónoma de Barcelona.
Esta obra está bajo una licencia de CREATIVE COMMONS