O mestre universitário: sujeito de desenvolvimento humano em contextos

  • Francisco Yusty Gerente Dynamix Consultores S.A.S.
  • Mario Alberto Álvarez López
Palavras-chave: desenvolvimento humano, mestre universitário, responsabilidade social, educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é a reflexão sobre a possibilidade de configurar no professor universitário um sujeito do desenvolvimento humano, situando-se em um contexto de responsabilidade social com o projeto emancipatório e com o compromisso de transformar a realidade social. Esta deliberação é instalada como resultado da pesquisa sobre o sentido do desenvolvimento presente nas apostas educacionais (Projetos de Instituições Educacionais - PEI) das Universidades do Valle del Cauca, numa perspectiva analítica, interpretativa e crítica com o apelo de autores e intelectuais contemporâneos das ciências sociais e humanas. O professor universitário na cidade de Cali, aparentemente, tornou-se um agente ativo do modelo econômico vigente e se distancia dos pressupostos do desenvolvimento humano. Propomos aqui um professor universitário socialmente responsável, um professor capaz de resistir às apostas do mercado, fortalecendo a abordagem humanista própria do paradigma do “Desenvolvimento Humanoâ€.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arendt, H. (2005). The Human Condition. Barcelona: Espasa Libros.

Durkheim, É. (2013). Educación y sociología. Barcelona: Ediciones Península.

Dussel, E. (1980). Filosofía de la liberación. Bogotá: Universidad Santo Tomas. Centro de Enseñanza Desescolarizada. Sección de Publicaciones.

Fanon, F. (1963). Los condenados de la tierra. Rosario: Kolectivo Editorial Último Recurso.

Follari, R. (1998). Sobre el concepto de Desarrollo Humano. Un largo y sinuoso camino. Nueva Sociedad, 158, 97-98..

Freire, P. (2005). Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI Editores

Jáuregui, R. (2003). El maestro según Simón Rodríguez. Educere, 6 (21), 94-99.

Lévinas, E. (1999) De otro modo que ser, o más allá de la esencia. Salamanca: Ediciones Sígueme.

Marcuse, H. (1969). Un ensayo sobre la liberación. México: Editorial Joaquín Mortiz, S.A.

Nussbaum, M. (2005) El cultivo de la humanidad. Una defensa clásica de la reforma en la educación liberal. Barcelona: Espasa Libros , S.L.U.

Ospina, W. (1997). Dónde Está la franja amarilla. Bogotá: Editorial Norma.

Programa de las Naciones Unidas Para el Desarrollo, PNUD. (2015). Informe sobre Desarrollo Humano: Trabajo al servicio del desarrollo humano. Nueva York: Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo.

Sen, A. (1999). Desarrollo y libertad. Barcelona: Editorial Planeta S.A.

Todorov, T. (2001) Nosotros y los otros. Mexico: Siglo XXI Editores

Touraine, A. (1997) ¿Podremos vivir juntos? Iguales y diferentes. Mexico: Fondo de Cultura Económica.

Touraine, A. (2016). El fin de las sociedades. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica.

Van Dijk, T. (2009) Discurso y Poder. Barcelona: Editorial Gedisa.

Zuleta, E.(1995). Educación y democracia. Bogotá: Corporación Tercer Milenio.

Publicado
2019-03-29
Como Citar
Yusty, F., & Álvarez LópezM. A. (2019). O mestre universitário: sujeito de desenvolvimento humano em contextos. Sophia, 15(1), 83-96. https://doi.org/10.18634/sophiaj.15v.1i.905
Seção
Artículos de investigación

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##